Você Sabia que Hoje é Dia do Telefone

Hoje em virtude do dia do Telefone, trouxemos uma informação histórica e também afetiva deste aparelho que hoje em dia não vivemos mais sem.

Durante muitos anos, a forma de utilizar o telefone era através de um posto telefônico. A central recebia as ligações e interligava com os telefones fixos existentes na cidade. Mas como muita gente ainda não tinha telefone fixo na em Areias na época, a telefonista recebia a ligação e anotava, ou “mandava recado” para a pessoa na cidade para vir atender. Além de ser um serviço caro, era bem demorado, visto que era preciso “achar” o indivíduo na cidade.

Esse era o trabalho de Dona Mali, que por muitos anos trabalhou como telefonista no Posto Telefônico de Areias, que ficava na Rua XV de Novembro (onde hoje é casa da Mariinha).

A cidade foi atendida pela Companhia Telefônica Brasileira (CTB) até 1973, quando passou a ser atendida pela Telecomunicações de São Paulo (TELESP), que construiu a central telefônica utilizada até os dias atuais. Em 1998 esta empresa foi privatizada e vendida para a Telefônica, sendo que em 2012 a empresa adotou a marca Vivo para suas operações de telefonia fixa.

E você, chegou a atender alguma ligação nos telefones “orelhão” que antes existiam na cidade? Ficou contando as fichas para ligar para alguém? Deixe aqui nós comentários!

Essa e outras informações históricas de Areias, você encontra fazendo uma visita na Casa de Cultura de Areias.