TBT – O Primeiro Carro a passar em Areias

Um dia chegou a noticia de que iria passar por Areias um certo conde francês, condutor amalucado de um automóvel primitivo. A primeira “cadeira elétrica” que a população areiense iria ver.

Todos se preparavam para o inédito espetáculo e puseram-se em ansiosa expectativa.

Finalmente, chegou o grande momento, de vez que o automóvel se encontrava em Sant’Anna dos Tocos, portanto a pequena distancia de Areias.

À noitinha, já ao lusco-fusco, apontou o “bruto” no começo da rua, com a farolada acesa e tremeluzente.

Ao ver ao longe aquele monstro, foi um corre-corre tremendo. As mães, das janelas gritando aflitas pelos filhos, pondo-os em segurança no interior dos lares.

Os homens, mais animosos, se mantiveram cautelosamente ao longo dos passeios, deixando o leito da rua livre para o terrível veiculo. E o automóvel entrou triunfante, arquejando e soltando fumaça por todos os lados, basbaqueando a quantos o viam.

Foi estacar no largo da matriz. Dentro em breve hei-lo cercado pelo povo que não podia sopitar a curiosidade.

Vem o prefeito e entende-se na língua gaulesa com o conde. Um rapaz, vestido de marinheiro, salta do carro e aciona a manivela, para pô-lo em andamento.

Quando estrondeia o motor, guinchando e pipocando, o povo é tomado de pânico.

Aos empurrões, foi um salve-se que puder. Restou no chão gemendo, um cidadão com a perna quebrada: o professor Manoel Moreira da Silva.

O automobilista o francês Conde Lesdain e seu carro “Brasier”, foram os primeiros a fazer o percurso Rio de Janeiro – São Paulo e gastaram 40 dias para tal ato.

Texto: Eline Rodrigues

Sobre Eline Rodrigues

Graduada em Turismo, Administração e Pedagogia, com especialização em Marketing, Patrimônio Histórico, Mídias Sociais, Logística e Guia de Turismo Nacional e América do Sul. Proprietária da Renascer Consultoria e Eventos; e Docente em Turismo Receptivo, Agenciamento de Viagens, Turismo Rural pelo Centro Paula Souza.

Confira Também

Jornada do Patrimônio Histórico de São Paulo

JORNADA DO PATRIMÔNIO DO ESTADO DE SÃO PAULO RETORNA CELEBRANDO A CULTURA E HISTÓRIA PAULISTA DE 1 A 3 DE DEZEMBRO

Evento estadual acontece em 40 municípios, com diversas atividades educativas e culturais. São Paulo, novembro …