SILAGEM PARA O PRODUTOR RURAL DE AREIAS

Semana passada, a Secretaria de Agricultura e Pecuária foi acionada para realizar o serviço de silagem para um produtor rural.

Segundo o Secretário José Ronaldo Araújo, o serviço já vem sendo prestado quando há solicitação do produtor, pois o mesmo tem a matéria prima da silagem, mas não possui o maquinário para realizar.

Neste caso, a Secretaria envia o trator e funcionários para auxiliar na construção do silo, para que durante o inverno não falte comida para o gado.

Como todos sabemos, as pastagens são a base da alimentação animal. Na época de escassez de pasto, a alternativa é suprir o cocho com forragens armazenadas em forma de silagem, evitando o uso de farelos e outros suplementos que podem aumentar o custo de produção em até quatro vezes.

Mas o que são silagens?

Silagens são forragens úmidas, conservadas em ambiente fechado, sem oxigênio, que formam um alimento energético para suplementação alimentar de bovinos e ovinos.

A silagem pode ser feita com qualquer planta forrageira, sendo as espécies de verão mais utilizadas milho, sorgo, girassol, soja, alfafa, papuã, capins em geral (tiftons, elefante, cana).

Além da silagem, outros trabalhos já mostrados essa semana por aqui foi a aração do campo para plantio e o programa de melhoramento genético em gado leite.

Agradecemos a todos os funcionários, que lidam com nossa terra de sol-a-sol.

PROJETO MANANCIAIS AMPLIA AÇÕES EM AREIAS

PROJETO MANANCIAIS AMPLIA AÇÕES EM AREIAS Sexta-feira passada (24 de Fevereiro) aconteceu na Casa da …