III ENCONTRO REGIONAL DE SECRETÁRIOS DE TURISMO E PRESIDENTES DE COMTUR

Dia 17 de Novembro, aconteceu em Areias o III Encontro Regional de Secretários de Turismo e Presidentes do COMTUR.

O evento trouxe a Areias os representantes de Arapeí, São José do Barreiro, Queluz, Lavrinhas, Canas, Cachoeira Paulista, Guaratinguetá, Lagoinha e São José dos Campos. Outras cidades participaram virtualmente, assistindo a live na página da Prefeitura Municipal de Areias.

Também estiveram presentes, o Assessor do Deputado Federal Marco Bertaiolli, Sr. José Celso Bueno e o Presidente da Câmara Municipal de Areias, Sr. José Oscar Vialta Moraes.

Os participantes foram recebidos com um café da manhã, onde puderam dialogar e conhecer o artesanato local, representado pelos trabalhos em taboa das Mulheres de Fibras e do trabalho em crochê da Lilian Ferreira Lopes de Carvalho.

O encontro foi aberto com um vídeo sobre o novo consórcio do Vale Histórico, que agora compreende Bananal, Arapeí, São José do Barreiro, Areias, Silveiras, Queluz, Lavrinhas e Cruzeiro. O vídeo mostrou um pouco da parte turística de cada município.

Em seguida, o Prefeito Municipal de Areias, Paulo Henrique de Souza Coutinho, explanou sobre a importância da união dos municípios para a retomada da economia e ainda, agradeceu a presença de todos.

O segunda a se pronunciar foi o Secretário de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico, Cláudio Márcio Costa, anfitrião que coordenou a palavra aberta. Cada secretário/representante presente foi convidado a falar.

Esteve presente no encontro, o Assessor do Deputado Federal Marco Bertaiolli, Sr. José Celso Bueno, que também em 2006 foi presidente do antigo consórcio do Vale Histórico. José Celso disse estar muito contente com a recriação do consórcio por se tratar de uma ferramenta muito útil, e que no passado tinha foco no Turismo e no entanto, o novo consórcio, foi criado para atender os vários segmentos dos serviços públicos.

Após a palavra aberta, aconteceu a apresentação do Zé do Paraíba, personagem do prof. Lázaro Tadeu, que trabalha a educação ambiental no município. O Zé do Paraíba contou como vem acontecendo o projeto “Nascentes do Rio Paraíba do Sul “, a agenda dos próximos encontros, e a importância da preservação das Nascentes, visto que o Rio Paraíba do Sul nasce em Areias e abastece todas as cidades da região.

Ainda no tema meio ambiente, o Prof.Ronaldo Martins Araújo, apresentou muitos dos recursos naturais que Areias vêm dando maior ênfase para serem atrativos turísticos, visto que nossa história e cultura já é amplamente conhecida.

Segundo a Secretária de Cultura e Turismo de Lavrinhas, Daniela Edilaine O. Campos, “a união das cidades e o comprometimento de todos as pessoas para um Turismo maior, é o que irá fazer a diferença”.

O encontro foi encerrado por volta do meio-dia e os participantes de outros municípios puderam acertar assuntos pontuais e ainda passear por Areias.

Em nome da Prefeitura Municipal de Areias, o Secretário de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico, agradece a todos pela presença e convida a todos a estarem voltando a nosso município para as festividades natalinas.

VEM AÍ! 2° CORRIDA ALFREDO GOMES!

A corrida Alfredo Gomes acontecerá dia 04 de agosto (Domingo), com largada as 08 horas, …