Encontro Interinstitucional Nascentes do Paraíba

Dia 26 de Maio aconteceu o Encontro Interinstitucional Nascentes do Paraíba, sendo realizado pelo Memorial da Nascente do Rio Paraíba do Sul em parceria com o Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul, Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Areias, Sindicato Rural e com apoio de Instituições da Sociedade civil e do Sistema Nacional de Recursos Hídricos.

O Objetivo do encontro foi: Reunir representantes de universidades, sindicatos rurais, instituições da sociedade civil; secretarias de governos dos municípios da região e representantes do Sistema Nacional de Recursos Hídricos; Apresentar o projeto “Práticas Integrativas em Propriedades Rurais” e “Guardiões das Nascentes do Paraíba”, para o desenvolvimento de Pesquisas, Educação Ambiental, Turismo Regenerativo e Geração de Renda; Promover um diálogo interinstitucional para propostas de realização de novos projetos, no Sitio Santo Antonio; Contribuir para o planejamento do “Plano de Ações Intermunicipais Pró Desenvolvimento Sustentável dos Municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Paraitinga e Rio Paraibuna e da Serra da Bocaina”.

Estiveram presentes o Secretário Municipal de Turismo e Meio Ambiente Ronaldo Martins Araújo, Gabriel Aguiar e Gustavo, representantes da AGEVAP, Ellen Carolina da área de comunicação da CBH, Sérgio Bandeira da DSA Florestal, Danilo da UFABC, Camilo da Diretoria de Meio Ambiente de Arapeí, Karla da AA APTA/ CBH, Cecília Martins da Secretaria Municipal de Educação de Areias, Edilson Andrade do DAEE/CBH, Nayla, Alex, Rogério e Paulo da Marques Comunicações, além de educadores, pesquisadores, técnicos e alunos universitários; produtores rurais, empreendedores ambientais, promotores culturais e turísticos; representantes de órgãos de governo, sociedade civil, empresas públicas e privadas.

O evento iniciou se no Memorial da Nascente, localizado no portal, onde foi realizada a recepção e credenciamento.
Logo após o grupo seguiu para o Sitio Antônio Antônio, onde é desenvolvido o projeto Práticas Integrativas em Propriedades Rurais”e realizou a visita técnica com a Profª Drª Karla Conceição Pereira – Pesquisadora da APTA Regional Pindamonhangaba e Coordenadora do projeto Práticas Integrativas em Propriedades Rurais.
Depois do intervalo e já na Casa da Cultura de Areias, ocorreu a Apresentação do Projeto “Guardiões das Nascentes do Paraíba” e por fim o Dialogo Interistitucional com os representantes das instituições presentes, realizando assim o planejamento de ações para 2023.

Todo o evento foi mediado pelo Prof.Lázaro T. F Silva – Coordenador do Movimento Nascentes do Paraíba.