DIVULGAÇÃO DA CASA DA CULTURA DE AREIAS

Fachada do prédio

Foi construída em 1833 para abrigar a Câmara de Vereadores e a Cadeia Pública; do ano de 1858 a 1937 abrigou também o Fórum onde trabalhou o escritor José Bento Monteiro Lobato no ano de 1907/1911 como Promotor Público. Hoje abriga a Casa da Cultura e Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico, onde encontra-se exposto um imenso acervo de marcos históricos. A construção é feita nos moldes de taipa de pilão, e as portas, janelas, assoalhos e forro talhados em madeira de pinho de riga, com todas as características da época da sua construção preservadas.

As imagens relacionadas da Casa da Cultura procuram demonstrar sua chegada com amplo jardim ladeado de pequenos arbustos, as estátuas de madeira dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo de Monteiro Lobato, a fachada e o interior do prédio. O interior do prédio remonta parte da história do município e do prédio, desde a entrada principal, sala de objetos e arquivos históricos, salão nobre e arquivo histórico. O prédio também abriga a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, com vasto acervo de livros.

ÁREA DE FRENTE DA CASA DA CULTURA

Escultura de Dom Pedro II esculpida em pedra
Escultura de Jeca Tatu e seu cachorro esculpida em madeira

Escultura de Monteiro Lobato esculpida em pedra