Areias, Cidade Nascente de Alfredo Gomes, Primeiro Ganhador da São Silvestre!

O atleta Alfredo Gomes foi o campeão da primeira edição da São Silvestre em 1925, a mais tradicional corrida de rua do país.

Neto de escravizados, nasceu em Areias no dia 16 de janeiro de 1899.

Tornou-se um dos principais nome do atletismo do Brasil nos anos 20 e 30.

Representou o Esperia, clube da capital paulista fundado por italianos e que se tornou um dos mais tradicionais do país.

Foi também o primeiro negro do país representar o Brasil nos Jogos Olimpicos de Paris em 1924, sendo o porta-bandeira da delegação brasileira.

Faleceu aos 64 anos, na pista de atletismo do clube de infarto após uma corrida de 3km.

Resistiu ao preconceito tornou-se um atleta olímpico, marcou uma época e faz parte da história da corrida de São Silvestre, a mais tradicional do país.

Seus feitos devem ser sempre lembrados e guardados em nossas memórias, e por isso, a Prefeitura Municipal de Areias estará realizando através da Secretaria de Esportes a 1°Corrida Da Revolução em homenagem a Alfredo Gomes.

“Quando o nosso técnico desportivo Marciel Henrique nos trouxe essa informação e confirmou com a família de Alfredo Gomes ficamos felizes com a notícia e decidimos homenageá-lo nesta primeira corrida de 7 km que teremos em Areias. Ficamos ainda mais felizes em saber que os netos de Alfredo estarão presentes no evento.” comentou o Prefeito Paulo Henrique de Souza Coutinho.

Dia 09 de Julho, 1° Corrida Da Revolução!

Mais informações em breve.