VIGÍLIA DA PRIMAVERA DO RIO PARAÍBA DO SUL

De 21 a 24 de Setembro aconteceu em Areias a Vigília da Primavera do Rio Paraíba do Sul.

A data não foi escolhida ao acaso, mas sim pelas comemorações do dia da Árvore, dia da Nascente do Rio Paraíba do Sul e Início da Primavera.

No dia 21 de Setembro, os alunos do 7° e 9° ano da Escola Professor Antônio Pinto de Carvalho Neto e professoras, estiveram na Nascente Pedagógica, onde o anfitrião, Zé do Paraíba os recebeu para uma prosa sobre identificação do ambiente. Lá eles aprenderam como identificar uma bacia hidrográfica, tipos de vegetação, cuidados com meio ambiente e o funcionamento do projeto de recuperação que deverá ocorrer nos próximos anos naquele local.

Também recebemos no Sitio Granja Santo Antônio, alunos e professores da escola municipal de Paraibuna e pesquisadores que fazem parte dos projetos de educação ambiental que estão sendo desenvolvidos em Areias.

Nos dias 22 e 23 de Setembro, os encontros ocorreram virtualmente, através de plataforma para reuniões virtuais, e nelas foram realizadas palestras e discussões com pesquisadores, ambientalistas, equipes técnicas representantes de ongs, órgãos governamentais e prefeituras de vários municípios que participam e acompanham o Movimento Nascentes do Rio Paraíba do Sul. Durante essas reuniões foram feitas colocações sobre a situação atual e projeções para o futuro.

Já no dia 24 de Setembro, foi realizada uma Expedição a Nascente do Rio Paraíba do Sul, saindo de Areias pelos Campos da Bocaina até o local que em breve se tornará um parque para preservação ambiental.

E a noite, já em Areias, foi feito um happy hour no Deck do Restaurante Rancho Beira Rio com os participantes, ao som da viola e da sanfona para encerrar os trabalhos.

São muitos os agradecimentos que temos a realizar, mas em especial ao Professor Lázaro (Zé do Paraíba) que vem realizando o trabalho educacional, ao nosso Secretário Ronaldo Araújo Martins pelo entusiasmo e empenho, ao Guilherme Macedo pela ajuda técnica para realização do eventos e a todas as Secretarias Municipais e suas equipes envolvidas.

Nossos agradecimento a todos que fizeram desse evento mais um marco em prol da preservação da Nascente do Rio Paraíba do Sul.

Fotos: Guilherme Macedo
Realização: Secretaria Municipal de Meio Ambiente;
Secretaria Municipal de Educação;
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico.

Ata do Conselho do FUNDEB para Análise das Prestações de Contas do Recurso do FUNDEB e Parecer Referente ao Quarto Trimestre de 2023

Ata do Conselho do FUNDEBBaixar Parecer do Conselho de Acompanhamento Social dos Recursos do FUNDEB …